UMA ARMA CHAMADA DESIGN GRÁFICO

Como produções gráficas foram utilizadas como instrumento para propaganda política no século XX.

imagem da materia.png
O PODER DO DESIGN E DA PROPAGANDA

O Design Gráfico tem como um dos seus objetivos conectar e comunicar o público através de elementos como: imagens, ilustrações, tipografia e cores. Em conjunto, eles criam uma peça visual com uma ou diversas mensagens capazes de influenciar e permanecer na consciência das pessoas.

lucia_santaella_ssa_bahia_alo_alo_bahia.jpg

“linguagens não são inocentes nem inconsequentes. Toda linguagem é ideológica, porque, ao refletir a realidade, ela necessariamente a refrata”

-Lúcia Santaella

lucia_santaella_ssa_bahia_alo_alo_bahia.jpg

A propaganda consiste em um recurso de propagação de doutrinas e ideologias e também a disseminação de acontecimentos e fatos, visando a persuasão de um grupo geral ou específico de pessoas. Ela pode ter seus argumentos fundamentados em dados verdadeiros ou falsos e costuma ser divulgada de diversas formas, anúncios escritos, falados ou musicados, veículos de comunicação, entre outros meios. Diferente da publicidade, que em geral tem como objetivo divulgar produtos, marcas e serviços.

Propaganda

pro·pa·gan·da

1 .Ato ou efeito de propagar.

2. Disseminação de ideias, informação ou rumores com o fim de auxiliar ou prejudicar uma instituição, causa ou pessoa.

Michaelis, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa

As propagandas políticas estão presentes na sociedade desde a Antiguidade, tornando-se um fenômeno na primeira metade do século XX, um período marcado por vários conflitos políticos, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a Revolução Russa e a Guerra Fria.

PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

A primeira guerra mundial é reconhecida como um marco na reprodução de design gráfico, antes de todas as formas de comunicação os posters já eram a principal forma de propaganda. Os governos envolvidos no conflito desta época usaram o design gráfico para difundir informações falsas e ofensivas aos seus oponentes, bem como persuadir a participação popular na guerra.

A Alemanha utilizou a ferramenta do design gráfico para reproduzir e enaltecer o nazismo. Nessa época, uma de suas maiores fontes de poder era da propaganda e do jeito que era divulgado. Incitando o movimento e vendendo como algo positivo e para que todos devessem participar da ditadura alemã. ​​

4.JPG

“O dever te chama: Junte-se ao exército, pelo seu lar e país”, EUA, 1917.

Com o afastamento dos homens das famílias para ir a guerra na Europa, as mulheres ficaram responsáveis pelas crianças e trabalhos enquanto os homens não retornavam. Porém as fábricas estavam necessitadas de mãos de obras exclusivamente masculinas. Diante de toda demanda, as mulheres realizaram esses trabalhos nos setores têxtil, armas e munições, embora o salário fosse infinitamente inferior.  

GUERRA FRIA

Durante o período de disputa pela hegemonia política, econômica, militar e cultural entre os Estados Unidos e a União Sovética, onde não houve conflito bélico direto, a propaganda foi uma grande aliada das duas nações para exercer pressão e influenciar a população mundial.  

Os meios midiáticos também eram frequentemente utilizados na propagação de ideologias, alguns exemplos são os quadrinhos estadunidenses, onde o super-herói lutava contra a “ameaça” comunista.

we-can-do-it-poster.jpg

O Poster "We Can Do It" (1943) foi uma forma de representar o novo poder feminino que substituiu os homens na guerra. Hoje é um símbolo do movimento feminista que se espalha pelo mundo a cada dia.

file.jpg

“Este é o amanhã: América sob o comunismo!”capa da HQ, editora Guilda Catecética, Minnesota, EUA, 1947. 

AVIA INDICA!

Em Jogos Vorazes, série de filmes inspirada na trilogia de livros de mesmo nome de Suzanne Collins, que conquistou o público jovem, é apresentado uma sociedade distópica dividida em distritos que aborda muitas questões políticas como desigualdade social, autoritarismo, moral e ética. No terceiro filme da saga, Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1, quando a protagonista Katniss Everdeen é transformada no símbolo da rebelião é colocado em pauta a relevância e o poder que a propaganda ideológica tem para movimentar e influenciar as massas, sendo uma ferramenta indispensável tanto para o governo opressor como no combate a ele.